domingo, 21 de junho de 2009

Dízimo

Dízimo
Lei ou Mandamento ?


· Lei – Conjunto de observâncias,rituais ou cerimônias da religião judaica.
· Mandamento – Conjunto de ensinamentos,doutrina ou prescrição dada por Jesus cristo.


Antes de começarmos a estudar o que é o dízimo, vamos ver antes como e onde ele começou.

A primeira vez que veremos se falar de dízimo na bíblia esta em Gn.14.18-24, onde Abraão da o dízimo a Melquisedeque.

A segunda vez esta em Gn.28.20-22, onde Jacó faz um voto a Deus e promete lhe dar o dízimo de tudo que o Senhor o der na sua viagem,note aqui que a pratica do dízimo não foi passada de pai para filho,pois como bem sabemos Jacó é neto de Abraão,ou seja, o dízimo aqui pulou uma geração, pois em nenhum lugar da bíblia veremos Isaque dizimando.

Depois desses dois acontecimentos,veremos o dízimo novamente quando ele já se torna lei para o povo de Deus em Lv.27.30-34 .

Em Nm.18.20-32, vemos como foi “regulamentado” pelo Senhor a pratica do dízimo, aqui o Senhor diz que os dízimos somente seriam dados aos levitas, pois eles não tiveram parte na divisão das terras de Israel e essa seria a sua parte na herança no meio do povo de Israel, note que mesmo assim eles também tinham a obrigação de em tempos em tempos de também separarem o dízimos dos dízimos, ou seja, eles também deviam dizimar.

Em Dt.14.22-29, vemos que o dízimo era também para ser usado pelo próprio dízimista e também para abençoar os mais necessitados e não somente os levitas.

Outro ponto muito interessante que podemos ver nestes casos e em todas as outras passagens existentes na bíblia, é que em todas elas o dízimo somente é tirado ou dado do produto agrícola e NUNCA em dinheiro ou qualquer outro nome equivalente a recursos monetários, e não é pelo fato do dinheiro não existir nesta época, pois veja que algumas taxas pagas aos templos só eram aceitas em dinheiro, como podemos ver em Ex.30.12-16 e 38.24-31, e veja que mesmo antes de Moises já existia o dinheiro e ele era usado para compra e venda como fazemos hoje, como vemos em Gn.23.14-17, o dinheiro também era usado para compra de animais para serem oferecidos em holocaustos, como vemos em 2Sm.24.24, era também utilizado na compra de imóveis, como vemos em Jr.32.9-11, utilizado para pagar salários, como vemos em 2Rs.22.4-7 e Mt.20.1-2, para pagar tributos, como vemos em Mt.22.16-21, para cambio, como vemos em Mc.11.15 e Lc.10.34-35, e como não lembra que o próprio Senhor Jesus foi vendido por dinheiro.

Agora sabendo onde, como e a quem foi determinado o dízimo podemos começar nosso estudo.

Só quero antes deixar bem claro que não sou contra o cristão contribuir com dinheiro na obra de Deus, ou seja, devemos sim contribuir com a obra mais não por medo ou coação, pois assim como qualquer lei seja ela qual for tipo sábado, circuncisão ou dízimo estão abolidas pela graça, logo suas penalidades também estão abolidas, mais entenda uma coisa, não é por sabermos que Deus não nos obriga a dizimar que temos o direito de não ajudar a obra e os necessitados, pois em 1Co.6.10, a bíblia diz que todo o sinal de avareza é pecado, e o pecado é condenado tanto pela lei como pela graça.

Hoje para nós cristãos há dois pontos importantes para entendermos: o primeiro é que: Como vimos somente o sacerdote levita poderia receber o dízimo e esse tipo de sacerdócio esta revogado, ou seja, não mais é exercido entre os homens, pois como podemos ver na bíblia ele foi transferido ao poder do Senhor Jesus como vemos em Hb.7.5,11-12, veja que toda lei do velho testamento tem seu fim em Cristo como vemos em Hb.8.12-13, e aqui alguns podem querer usar como defesa Mt.23.23, mais veja novamente qual era as coisas que o fariseu dizimava, e veja também que aqui o Senhor fala a cerca da hipocrisia dele e não na forma de regulamentar o dízimo; Outro ponto que devemos nos atentar é que somente depois da morte de Cristo é que entra em vigor a aliança da graça como vemos em Hb.9.15-20, pois quando Jesus ainda estava na terra, Ele viveu na lei anunciando a graça, como podemos ver em Mt.5.17 e Lc.5.14, a lei só é abolida na cruz como vemos em Mt.27.50-51, Mc.15.37-38, Lc.23.45-46 e Jo.19.30, veja também que a bíblia diz que todos os que depois disso aceitam o Senhor Jesus passam a fazer parte deste sacerdócio como vemos em 1Pe.2.9-10 e Ap.1.5-6 .

E o segundo ponto é que: Digamos que alguém consiga provar que o dízimo esteja valendo para os dias atuais, ou seja, que ele não foi abolido por Cristo, quem autorizou a mudança dele de agrícola para monetário? Pois como podemos ver no próprio texto usado para se retirar o dízimo que é malaquias, também diz que Deus não muda como podemos ver em Ml.3.6 .

Outra coisa que também devemos nos atentar é para o começo da igreja gentia, veja quais foram as determinações dos apóstolos para eles em At.15.19-21,28-29, e aqui devemos entender que eles por serem gentios não tinham conhecimento da lei dos judeus, pois como bem sabemos não era permitido a um gentio entra na sinagoga para ouvir as leituras da lei, logo eles não tinham conhecimento da lei do dízimo, como não tinham conhecimento da lei do sábado, da lei da circuncisão e etc. e se o dízimo ou alguma dessas leis fossem para que nós hoje as devêssemos seguir logo os apóstolos teriam as incluído nesta lista.

Como já disse o cristão deve sim contribuir com a obra, mais deve fazê-lo como manda a bíblia na forma da graça e não na forma da lei, na graça vamos ver em 2Co.9.6-7, que a bíblia diz para contribuirmos com alegria e conforme cada um propõe em seu coração e diz também que cada um colhera conforme plantou, mais deve ser algo voluntario sem pressão ou obrigação, pois se assim o for diz também que Deus não aceitara.

Hoje quando se fala de dízimos nas igrejas, muito se usa o exemplo dos macedônios como vemos em 2Co.8.1-9, só que na maioria das vezes de forma errada, pois se analisar-mos bem veremos que: Em lugar foi uma contribuição voluntaria, ninguém precisou pedir a eles, eles mesmos vendo a necessidade da igreja de Israel resolveram contribuir, em lugar foi uma contribuição generosa, ou seja, eles não se prenderam em porcentagens para tirarem sua contribuição, em lugar foi alem do que todos imaginaram, quando todos olharam a miséria deles e imaginaram o quanto eles queriam doar, eles olharam a necessidade dos menos favorecidos e doaram o máximo possível, e em lugar veja que Paulo narra este fato aos coríntios e diz que esta dizendo isso como forma de incentivo e não como forma doutrinaria ou como forma de ordenança ou mandamento.

E por essa forma errada de interpretação das escrituras é que começam os grandes problemas hoje em nossas igrejas e ate mesmo grandes problemas para que se abram portas de evangelização, pois ao determinar como forma obrigatória o dízimo em nossas igrejas o que os pastores não entendem é que eles estão acabando com a liberalidade do povo de Deus, como existia na macedônia, pois ao dizimar o fiel acha que já fez a sua parte ou sua obrigação para com Deus, e que com resto do salário dele, ele já não tem a obrigação de ajudar os outros, pois agora o resto é dele e pronto; E isso atrapalha na hora da pregação pois começam aqueles apelos intermináveis pela contribuição na igreja e também atrapalha na hora da evangelização pois os que estão de fora vêem isso e se afastam, pois acham que é só comercio, quando na verdade bastaria pregar a palavra de Deus como deve ser pregada e pronto, nada disso estaria acontecendo.

Mais o pior ainda não é isso, o pior é que quando esses pastores submetem o seu rebanho ao dízimo, eles estão submetendo seu rebanho á lei, ou seja, eles estão na verdade anulando a graça como podemos ver em Gl.3.10-14, Gl.5.1-4, 1Tm.1.8-11 e Tg.2.10, a bíblia deixa bem claro que não podemos viver pela graça observando a lei, e isso não é só no caso do dízimo é em tudo, como sábado, circuncisão e etc., veja que ao tomarmos a lei como valida temos que guardá-la por completo, pois já decaímos da fé, então ao obrigar o rebanho a entra na lei o que os pastores fazem é perverter a palavra para seu próprio proveito como vemos em 2Pe.3.16-18.

O que dizer então quando na hora de se fazer a retirada das ofertas os pastores abrem a bíblia e soltam um texto tipo Ml.3.8-11, e o pior é que dizem com todas as letras para que quiser ouvir que, aqueles que não dizimam estão roubando a Deus e por isso não podem ser abençoados por Ele, tem também aqueles que fazem mural com o nome de quem dízima e ate mesmo com os nomes daqueles que estão em atraso com Deus, ou ate mesmo verdadeiras barbaridades como falar por exemplo: “ Que os nossos dízimos tem o poder de expulsar demônios “, pois em malaquias a bíblia diz que Deus repreenderia o devorador,isso é um absurdo sem tamanho.Pois veja que em malaquias Deus fala com os sacerdotes e não com o povo como podemos ver em Ml.2.1-9, logo aqui não pode ser usado para dizer que o povo estava roubando a Deus, e mais uma vez quero mostra o tipo de dízimo e oferta que os sacerdotes estavam roubando a Deus como podemos ver em Ml.1.6-14.

Em Rm.8.1, a bíblia diz que: “não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”, e em Ef.1.3, a bíblia mostra que já fomos abençoados por Deus, ou seja, não precisamos ser abençoados pois nos já fomos, e em 1Jo.5.18, a bíblia nos ensina que Deus nos guarda e que o maligno não pode nos tocar, então podemos ver que nada nem ninguém pode nos condenar, que já fomos abençoados e que o mal não nos tocar, vendo isso então para o devorador poder hoje em pleno exercício da graça divina nos tocar só se ele for um enviado de Deus, então lhe faço uma pergunta, será que o devorador seria um enviado de Deus ou do maligno?, sem contar que se analizarmos o texto de Jl 1.4 veremos que o devorador não passa de um pequeno inseto, Vejam o que estão fazendo hoje com a palavra de Deus, isso é um heresia sem tamanho; E o que dizer quando eles ainda mandam que a gente faça prova de Deus, veja o que a bíblia diz em Lc.4.12 e Lc.17.10, será que podemos fazer prova de Deus? Pois caso o dízimo fosse valido, ao darmos ele não seria estar fazendo somente o que a lei manda.

Em seu ministério o Senhor Jesus falou algumas vezes sobre o dízimo e ofertas, uma das vezes que que Ele falou sobre esse assunto foi em Mt.23.23, e aqui como já vimos não é com a intenção de perpetuar o dízimo, em outra oportunidade o Senhor novamente censura os fariseus em sua atitude de oferta como vemos em Mc.7.6-13, e novamente em Lc.18.10-14, aqui o Senhor propõe uma parábola, note que em todas essas passagens o Senhor mostra a dureza do coração dos fariseus que dizimavam e ofertavam por obrigação ou para poderem se justificar perante os homens e perante Deus, mais veja que em todas o Senhor é claro em mostra que não é por isso ou fazendo com esse intuito que seremos justificados.Mt.12.7.

A bíblia nos mostra duas ofertas que ultrapassaram e muito o dízimo ou os dez por cento, e veja o que aconteceu com cada uma delas.

vemos em At.5.1-4, uma grande oferta que ultrapassou em muito ao dízimo e mesmo assim não foi aceita, e aqui quero fazer uma pergunta, se o dízimo vale para os nossos dias porque esta oferta não foi aceita?

vemos em Mc.12-42-44, uma oferta de duas moedas, que também ultrapassou o dízimo e foi aceita.

A diferença entre estas duas passagens é que na primeira mesmo dando alem do dízimo, Ananias só queria impressionar aos homens pois se sentiu obrigado a fazê-lo pois todos ali faziam assim, não foi algo que ele determinou com o coração grato e alegre a Deus, e no segundo caso foi uma atitude voluntaria que ninguém obrigou aquela mulher a fazer, o seu coração estava feliz por fazer aquilo.

Mais isso só pode entender aqueles que realmente tem uma fé genuína no Senhor Jesus, pois como podemos ver em 2Ts.3.2 e Tt.1.1, a fé não é para todos e sim para aqueles que realmente buscam aprender do Senhor, assim como aqueles que não acreditam em uma oferta voluntaria e sem obrigatoriedade de uma porcentagem ao meu ver não acreditam no poder verdadeiro da bíblia, pois a própria bíblia diz que em tudo o senhor nos suprira como vemos em Fp.4.19, e hoje muitas igrejas não abrem Mao desta pratica por medo do rebanho deixar faltar algo a igreja, mais aprendam e ensinem conforme o exemplo que Paulo nos deu, que mesmo não obrigando o seu rebanho a dizimar, nos momentos de dificuldades o próprio rebanho pedia para ofertar.
Pois eles entendiam o verdadeiro significado de At.17.24-25, que não é o nosso dinheiro que ira sustentar a obra de Deus e sim o próprio Deus que sustenta tanto a sua obra como o seu povo.

Outro ponto para fechar mais não menos importante é que sua oferta também pode ser destinada a ajuda dos menos favorecidos e não somente a sua igreja como podemos ver em At.2.41-47, e como podemos ver também em Tg.2.14-17, logo irmãos se ao separar a sua contribuição e o Espírito Santo lhe mostrar um irmão ou ate mesmo um pecador passando por uma dificuldade não é errado SEGUNDO A BIBLIA que irmão lhe oferte sua contribuição e não a igreja, ou ate mesmo se por algum motivo o irmão passar por alguma necessidade, MAIS SE FOR NECESSIDADE E NÃO AVAREZA, e não puder oferta tenha a certeza que Deus não ira lhe punir, ou você acha que Deus se agradaria em ver você passar necessidade.

Irmãos quero mostra o único jeito que vejo como ofertar segundo a bíblia, e para isso vou dar o exemplo de como eu faço:

Eu tenho o meu salário fixo, mais também recebo horas extras, então nunca sei o quanto vou ganhar, pois só no final do mês que fico sabendo quantas horas eu fiz no determinado mês, logo meu salário varia muito do mês, então no primeiro dia do mês eu determino o valor que vou ofertar, e se no final do mês der menos ou mais do que os dez por cento pra mim tanto faz, pois foi esse valor que determinei sem levar em conta o valor que seria o dízimo, pois seu eu continuar levando em conta o valor de dez por cento e só trocar o nome de dízimo para oferta não vai adiantar, pois não foi o que meu coração me propôs e sim o que a velha lei propôs.

Espero que a partir de agora todos tenham entendido que devem contribuir com a obra de Deus, mais nunca praticar a lei do dízimo, pois se a sua contribuição for inferior aos 10% mais for dada de coração e com alegria tenha certeza que será aceita por Deus, mais se for superior ou igual aos 10% e for dada por obrigação tenha a certeza que não será aceita por Deus; Mais espero que realmente todos sejamos gratos a Deus por tudo que Ele nos concedeu e que sempre dê o melhor a Deus e aos mais necessitados que nós, pois lembre se do que a bíblia diz em 2Co.9.6, mais lembrando também que não é por troca e sim por gratidão pois a bíblia também diz em Cl.3.1-4 e AP.22.12, que a nossa recompensa esta nEle e com Ele.




Amem !!!

Um comentário:

  1. Olá, sou David de Oliveira, aquele que esteve no seu apartamento junto com Camilo de Portugal. Como vão as reunião? Como estão so irmãos? Estou enviando um site muito interessante.www.respondi.com.br/2007/02reunir-se-sem denominao-no-criar-uma.html
    Fraternalmente,
    David de Oliveira
    barramento@yhoo.com.br

    ResponderExcluir