segunda-feira, 22 de junho de 2009

Oração em Linguas

A oração em línguas ou o falar em línguas estranhas, é uma pratica muito difundida principalmente no meio evangélico,(se bem que sabemos que no meio católico carismático essa pratica também é praticada e aceita) mais será que realmente a bíblia confirma e sustenta essa pratica ???

Ao analisarmos os textos bíblicos de: Mc.16.15-18 e At.1.4-8, veremos o próprio Senhor Jesus fazendo a promessa desse dom do Espírito, veja que tanto em um como no outro Ele mostra que esse dom seria muito importante na vida do cristão, pois através dele poderíamos levar a mensagem do evangelho a toda criatura que esta sobre a face da terra.

Sim, pois ao contrario do que muitos pensam o dom de línguas não é um tipo de língua sobrenatural ou como a maioria gosta de dizer "a língua dos anjos", ele na verdade é uma poderosa arma de evangelização dos povos estrangeiros, como podemos ver em: At.2.1-11, aqui é a primeira vez que o Espírito Santo da esse dom aos cristãos, e ao analisarmos bem esse contexto, veremos que as pessoas que presenciaram essa manifestação falam por três vezes claramente que os ouviram falar nos seus próprios idiomas ( vv.6,8,11 ), ou seja, os discípulos não falaram em línguas angelizais e sim em idiomas estrangeiros, que foram concedidos para a evangelização dos ouvintes, como podemos ver em: At.2.37-41, que nesta primeira manifestação espiritual, foram convertidos quase três mil almas.

A segunda vez que esse dom aparece no meio dos apóstolos, esta descrito em: At.10.44-47, e aqui como explica o próprio apostolo Pedro aos irmãos que o acompanharam na viagem a casa de Cornelio, a manifestação é igual a do dia de pentecostes, ou seja, as línguas faladas por esses novos convertidos também foram humanas e não celestiais ou angelicais, como também podemos ver em: At.11.15-18, onde Pedro novamente explica o ocorrido aos outros apóstolos de Cristo, mostrando a eles que a manifestação foi igual a de pentecostes e ainda faz uso da mesma profecia dada pelo Senhor Jesus em: At.1.4-8.

Depois disso este fato ocorre novamente com o apostolo Paulo, em: At.19.1-6, e aqui a explicação dada por Paulo para aqueles homens, também é sobre a mesma profecia deixada pelo Senhor Jesus em: At.1.4-8, o que também nos arremete ao dia de pentecostes, só que nessa passagem o apostolo Paulo não deixa isso bem claro, como o apostolo Pedro fez nas outras duas vezes, então para podermos ter um convicção bíblica sobre a conduta de Paulo a cerca desse dom, teremos que analisar o que ele diz em suas cartas, haja visto que no livro de Atos essa manifestação do dom de línguas não mais acontece com ele.

Fora do livro de Atos a primeira vez que o apostolo Paulo, fala sobre o dom de línguas, esta em: 1Co.12.4-11, aqui Paulo mostra que o dom de línguas existe sim e que ele é dado pelo Espírito Santo, mais não mostra qual é a definição que ele dá sobre o assunto.

Então vamos para a segunda vez que o apostolo Paulo fala sobre o assunto, que esta em: 1Co.13.1-3, esta é a passagem mais usada para confirmar a veracidade do falar em línguas na forma angelical, como é feito hoje pela grande maioria, mais analisando melhor esses três versículos poderemos ver que em nenhum deles Paulo afirmar fazer ou ter alguma das coisas que ele cita, como:

Ele não afirma que fala a língua dos anjos ( aqui gostaria de fazer um breve comentário, se é que a língua dos anjos pode ser aceita como um tipo de idioma, esse idioma só pode ser igual aos dos homens pois veremos em todas as vezes que a bíblia mostra um anjo falando com os homens, eles conseguem compreender perfeitamente o que foi dito por eles, e não é pelo fato de ser discernido de forma espiritual, pois como podemos ver em: At.10.1-4, o anjo fala com Cornelio, e mesmo ele não sendo ainda batizado nas águas, ele consegue entender perfeitamente o que diz o anjo, e sabemos que antes do batismo ninguém pode receber o Espírito Santo ), porque se assim fosse ele também estaria afirmando que falava todas as línguas existentes sobre a face da terra.

Porque se assim for ele também estaria afirmando ter todo o conhecimento sobre os mistérios de Deus, mais como podemos ver em: 1Co.13.12, o próprio Paulo afirma só conhecer em parte, e que só poderemos ter o pleno conhecimento de Deus no céu.

E aqui também ele estaria afirmando ter uma grande fortuna, mas como podemos ver em: Fp.4.10-13, o próprio Paulo afirma ter uma condição financeira humilde, então, porque só na questão do falar a língua dos anjos ele estaria afirmando que fazia e as outras não ???

Já na terceira vez que Paulo fala sobre esse dom, a coisa fica bem mais fácil de se entender, pois ele deixa bem explicado a sua conduta, como podemos ver em: 1Co.14.1-28, já no começo deste texto do versículo 1-4, Paulo afirma que aqueles que falam em línguas não fala aos homens, logo poderíamos deduzir que seriam as tais línguas angelicais, mas veja o que diz Paulo no versículo 21-23, aqui ele mostra que esse dom e um sinal para os infiéis, e se é para os infiéis logo so pode ser de uma forma humana, pois como podemos ver em: 1Co.2.9-16, as coisas espirituais são exclusivas para os filhos de Deus que tem o Espírito Santo, logo quando Paulo diz que os tais falam somente a Deus é porque naquela localidade não haviam infiéis estrangeiros para serem evangelizados com a oração em línguas por isso a necessidade do interprete como podemos ver em: 1Co.14.1-28.

Logo podemos concluir pela conduta de Paulo, quando ele trata desse dom, a sua conduta e de aceitar somente quando era feito com línguas humanas, como podemos ver em: 1Co.14.5-12, onde ele não despreza nenhum significado de qualquer idioma existente na terra.

Logo se usarmos a bíblia não conseguiremos achar nenhum respaudo para as "orações em línguas" praticadas nos meios religiosos de hoje; a oração em línguas que o Senhor Jesus nos deixou deve ser tratada de um modo mais serio, por isso é que vemos tantas chacotas com os dons espirituais por haver tais praticas como estas.



Amém !!!

Um comentário: