quarta-feira, 24 de junho de 2009

Leí e Graça

Muitos vêem a bíblia de formas diferentes, uns separam a bíblia como Velho Testamento e Novo Testamento, Antiga Aliança e Nova Aliança ou Lei e Graça, que significam a mesma coisa, e usam somente a Graça como regra de fé, já outros não fazem divisão nenhuma colocando toda a bíblia como sendo a mesma coisa de Gêneses ao Apocalipse, e a usam como um todo para doutrinar e ensinar.

Mais qual desses estam certos ??? O que a bíblia diz sobre esse assunto tão complicado e importante para a vida do cristão ???

Ao analisarmos o que o próprio Senhor Jesus diz a respeito desse assunto já teremos a resposta que precisamos para a nossa caminhada com Ele.

Em: Mt.11.12-13, O Senhor Jesus nos mostra que a lei durou ate a chegada dEle, ou seja, depois dEle tudo muda, como o apostolo Paulo nos mostra em: 2Co.5.17-21, note também que Jesus diz que depois dos dias de João Batista a forma de se entra no céu mudaria, porque Jesus disse isso ???

Basta analisarmos as palavras de Jesus em: Mt.13.10-17, e veremos que Ele mostra que a lei ( AT ), não pode ser comparada com a mensagem da graça ( NT ), pois a graça é muito superior a lei, como podemos ver em: Lc.16.16 e Jo.1.17.

Em outra passagem O Senhor Jesus faz uma analogia bem interessante sobre a lei e a graça, quando Ele pega um ponto da lei " O JEJUM ", para dar um exemplo de como devemos usar a lei e a graça em nossa vida cristã, como podemos ver em: Lc.5.33-39, veja que Ele mostra nesta parábola que se pegarmos qualquer ponto da lei e o misturarmos com a sã doutrina da graça ( que são as suas próprias palavras ), nós estragaremos ou anularemos o propósito da sua vinda e do seu sacrifício por nós, ou seja não podemos nos converter ao Senhor Jesus e continuarmos a seguir a lei ou a religião e doutrinas de homens, que neste caso em especifico são os costumes da lei judaica ou como é mais conhecido por nós hoje o Antigo Testamento.

Ao analisarmos o acontecimento em: Mt.27.50-51, veremos que logo apos a morte do Senhor Jesus, a graça é instituída em nossas vidas, e a primeira mudança feita pela graça é o ato de rasgar o véu do templo, que como bem sabemos era o símbolo maximo do Antigo Testamento, pois era ele que fazia a separação entre o lugar santo e o lugar santo dos santos, onde habitava a arca da aliança com a presença de Deus, ou seja, toda a lei e costumes judaicos morre, perde o valor, para em Cristo Jesus, como podemos ver em: Rm.10.4, Cl.2.12-17, Hb.7.18-22 e Hb.10.1-10, e assim fica mais fácil de entender o porque do Senhor Jesus dizer em: Jo.8.31-32, que somente as palavras dEle podem nos libertar, e esse também é o motivo dEle dizer em: Jo.14.6, que somente Ele é o caminho, a verdade e a vida, ou seja, fora dEle não há caminho para Deus, fora dEle não há verdade que nos leve a Deus, e fora dEle nada pode nos trazer vida, pois somente Ele é a Palavra de Deus, como podemos ver em: Jo.14.15-24, como Ele novamente afirmar isso em: Jo.5.37-39, aqui O Senhor Jesus chega a afirmar que somente Ele ouviu a voz de Deus, com isso Ele diz que ninguém nunca ouviu a voz de Deus, e que nas escrituras ( AT ), não há salvação e somente a testificam de havia de vir um Cristo, um Messias, que é o próprio Jesus.

Agora vamos analisar como os apóstolos entenderam estas palavras do Senhor Jesus.

Já em: At.4.12, veremos Pedro e João, dizendo que somente em Jesus podemos alcançar a nossa salvação, e que em nenhum outro podemos achar a nossa salvação.

Depois veremos em: At.21.17-21, o apostolo Paulo mostrando que devemos nos separar de qualquer costume da lei, e no caso de Paulo poderemos de uma forma bem detalhada entender a conduta dele acerca desse assunto, pois como veremos ele é o apostolo que mais se opõe a lei, como podemos ver em: Rm.7.4-6, Rm.10.1-9, Gl.3.1-12 e Gl.3.17-26.

E não ficam só nestas, pois estudando a conduta de Paulo acerca do Antigo Testamento, veremos passagens como: 2Co.3.4-18, aqui nem precisa ser um grande estudioso da bíblia, para entendermos que o simples ato de fazer a leitura do Antigo Testamento traz novamente na nossas vidas a principal coisa abolida por Jesus, O VÉU, que como já vimos foi rasgado no dia da sua morte, logo se não nos é licito nem fazer a leitura da Antiga Aliança, quanto mais doutrinar tirando ensinamentos dela.

Em: Gl.2.15-21, novamente fica bem claro a intenção do apostolo Paulo em afirmar que estamos mortos para a lei e se não entendermos isso e vivermos dessa tal maneira, será o mesmo que dizer que o sacrifício do Senhor Jesus Cristo foi totalmente em vão, pois se a lei pode ser usada para nos levar a Deus, Ele não precisaria ter morrido pois a própria lei nos salvaria.

Em: Fp.3.1-15, Paulo mostra o conhecimento dele acerca da lei, mas diz que considerou todo esse conhecimento como refugo, para obter o conhecimento de Cristo Jesus, nesta passagem dependendo da tradução bíblica usada, a bíblia diz que ele considerava esse conhecimento do Antigo Testamento como esterco, e nós bem sabemos o que é esterco.

E o que dizer de: 1Tm.1.3-10, aqui o apostolo Paulo acaba com qualquer duvida que ainda possamos ter se devemos ou não usar o Antigo Testamento, nesta passagem ele mostra um grupo de pessoas que querem se fazer mestres da lei, mas na verdade não sabem o que estão fazendo, pois como ele mostra a lei é para os injustos, ímpios, pecadores e principalmente para os que são contrários a doutrinas do Senhor Jesus, e aqueles que são salvos por Jesus não se encaixam em nenhuma dessas especificações dadas por Paulo, mais se alguém acha que se encaixa fique a vontade para usar o Antigo Testamento.

E fechando as cartas de Paulo veremos um ponto que muitos usam para tentar provar que toda a bíblia é a mesma coisa, como podemos ver em: 2Tm.3.10-17, aqui se pegarmos somente os versículos 16-17, e não analisarmos a conduta de Paulo, poderíamos pensar que Ele esta falando de toda a bíblia de uma forma única, mais se analisarmos desde o versículo 10, podemos ver novamente que ele esta falando acerca da sã doutrina de Jesus Cristo e não de toda a bíblia.

E para encerramos, chagaremos em: 2Pe.1.16-21, e aqui novamente se não pegarmos todo o contexto bíblico, podemos facilmente ser conduzidos a pensar que o apostolo Pedro esta falando de toda a bíblia, pois se pegarmos somente os versículos 20-21, é essa a primeira impressão, mais se pegarmos todo o contexto, veremos ele falando que as palavras dos profetas serviram somente para nos levar ao conhecimento da Estrela da Alva, que é o próprio Jesus, e nos mostrar que essa profecias comprovam que Jesus é o messias, e que essas profecias é que foram inspiradas e não toda a bíblia, pois como bem sabemos os livros de: Êxodo, Levitico, Numeros, Deuteronomio, Josue, Juizes, Rute, Samuel, Reis, Cronicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Proverbios, Eclesiastes e Cantares, não testificam acerca do Cristo, ou seja, não trazem nenhuma profecia messiânica.

Então como podemos concluir biblicamente somente a Graça ( os 4 evangelhos ), podem ser usados como forma doutrinatoria, para se conhecer e se achegar a Deus, através do seu filho Jesus Cristo, o restante teve seu lugar e uso, mais como o próprio nome já diz esta velho e antigo e não serve para nos levar a Jesus Cristo, e se não nos leva a Jesus também não nos leva a Deus Jo.14.6.

Logo podemos concluir que a bíblia se divide de uma única forma:

1º- Os 4 Evangelhos- que onde vemos as palavras, condutas e doutrinas do Senhor Jesus Cristo

2º- O Novo Testamento ( At - Ap )- que é onde encontramos a continuação da palavra de Deus ( que é Cristo Jesus ), vendo os discípulos dando continuação da sua doutrina.

3º- O Antigo Testamento- que nos serviu de aio para nos conduzir ao Cristo, mais que hoje já não tem mais nenhuma promessa ou doutrina para a nossa vida cristã.

Cada um no seu devido lugar, pois se não como o Senhor Jesus já determinou em: Lc.5.33-39, um estraga o outro.



Amém !!!

Um comentário:

  1. Sempre me perguntava: para que me serve o Velho Testamento? Devo jogá-lo fora? Considerá-lo um lixo, um refugo?
    Na verdade, como fonte de complemento ou associação para a eficácia da graça, não nos serve para nada. Mas temos uma referência, um nome: Abraão. Ele é a origem e o pai de tudo o que restou: A FÉ.
    Apesar de que, quando Paulo diz que a Lei “nos serviu para conduzir a Cristo”, está direcionado para aqueles que viveram “na Lei”, dizendo-se de si mesmo e de seus patrícios contemporâneos. Para nós, que somos “depois que veio a fé”, a Lei não nos serviu para nada.
    O capítulo 3 de Gálatas tem três degraus que formam o processo de seu grande plano salvífico:
    Galátas 3:
    Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo. Gal 3: 16.
    Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. Gal 3: 7.
    Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. Gal 3: 8.
    De modo que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão. Gal 3: 9.
    Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. Gal 3: 23.
    De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Gal 3: 24.
    Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Gal 3: 25.
    E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gal 3: 29.
    David de Oliveira
    barramento@yahoo.com.br

    ResponderExcluir